O Planet Smart City vai liderar um dos quatros projetos-piloto selecionados pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep) no âmbito da Demand-Driven Electricity Networks Initiative (3DEN).
Lançada em 2021 e realizada em conjunto com a Agência Internacional de Energia (IEA), o objetivo da 3DEN é acelerar a modernização dos sistemas de distribuição de energia elétrica e o uso eficiente dos recursos.
Os projetos selecionados pela Unep, que serão implantados no Brasil, na Colômbia, na Índia e no Marrocos, permitirão adquirir conhecimento, testar novas abordagens e disseminar boas práticas ambientais, ajudando a criar planos de distribuição eficientes.
O Planet Smart City desenvolverá seu projeto no Brasil, mais precisamente na Smart City Laguna, localizada no Ceará. O plano envolve a instalação de painéis fotovoltaicos, sistemas de armazenamento e de recursos de gerenciamento digital de energia em 150 residências.
Tudo isso está previsto para ser concluído em dois anos e receberá uma doação de um milhão de dólares.
O Planet Smart City realizará o projeto em colaboração com a Energy of Things (EOT), empresa italiana especializada em soluções digitais e inteligência artificial aplicada no setor de energia.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA