Nos dias 20 e 21 de maio, será realizado um curso de avistamento de golfinhos na Área Marinha Protegida (AMP) de Punta Campanella, entre os golfos de Nápoles e Salerno, na Itália.
Os objetivos são aprender a avistar golfinhos nas ondas do mar, reconhecer suas espécies, fotografá-los da melhor maneira e gerenciar o encontro próximo de forma segura, sem incomodá-los e correr riscos.
O curso ainda visa reduzir as interações no mar entre os golfinhos e a pesca, o que é feito através de dissuasores acústicos instalados nas redes, capazes de mantê-los a uma distância segura.
Os pescadores também usam ferramentas de pesca alternativas, como as nasas, gaiolas que não representam perigo para os golfinhos e garantem uma captura ampla.
Os cursos de formação em avistamento de golfinhos também são uma proposta de atividade econômica alternativa, e estão abertos a cartistas e mergulhadores.
A iniciativa conta com cerca de 50 participantes e é coordenada pela Universidade de Siena. Participam a AMP Punta Campanella, o CNR-IRBIM de Ancona, a Universidade de Pádua e a ONG Legambiente.
A s lições, tanto teóricas quanto práticas com saídas ao mar, aprofundarão temas como biologia e etologia dos golfinhos, com foco em técnicas de reconhecimento, avistamento, fotografia e boas práticas para gerenciar uma atividade de avistamento de golfinhos de forma sustentável.
Também serão abordados temas veterinários, como métodos de avaliação visual do estado de saúde dos cetáceos e notas sobre primeiros socorros para golfinhos enredados em redes de pesca.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA