A Embaixada do Brasil em Roma promove no próximo dia 1º de fevereiro um seminário sobre o acelerador de partículas Sirius, situado na cidade paulista de Campinas.
O evento será realizado na própria sede da embaixada, em colaboração com a Organização Internacional Ítalo-Latino-Americana (IILA), e também terá transmissão via streaming, com o objetivo de apresentar o Sirius à comunidade científica italiana.
O seminário terá a participação do embaixador brasileiro na Itália, Helio Ramos, da secretária-geral da IILA, Antonella Cavallari, do diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (responsável pelo Sirius), Harry Westfahl, e de diversos especialistas italianos do setor, com moderação do professor Ezio Bussoletti.
"O acelerador de última geração Sirius oferece oportunidades promissoras para a cooperação científica bilateral", declarou Ramos.
O equipamento foi inaugurado em 2018 e é a maior e mais complexa estrutura científica já construída no Brasil. O evento também marcará a criação da "Diáspora", nova rede de pesquisadores brasileiros na Itália. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA