Os últimos testes do Majis, instrumento a bordo da Juice, sonda da Agência Espacial Europeia (ESA) que está a caminho de Júpiter, foram concluídos com sucesso.
O aparelho tem como objetivo investigar as nuvens do planeta e suas misteriosas auroras e foi construído por um consórcio franco-italiano.
O equipamento também será crucial para o estudo da composição da superfície das luas Ganimedes, Calisto e Europa.
"O espelho de varredura e o obturador foram ativados e funcionaram perfeitamente. Com isso, o Majis está pronto para cumprir sua missão, que é estudar a composição da superfície e da exosfera das luas geladas e caracterizar a composição da atmosfera de Júpiter", explicou Giuseppe Piccioni, cogerente do Instituto Nacional de Astrofísica da Itália.
A tecnologia complementará ainda mais as competências do Jiram, dispositivo que já está em torno de Júpiter, mas a bordo da sonda Juno, da Nasa.
"A conclusão dos primeiros testes de voo é um passo muito importante, que inspira grande otimismo para a continuação da missão Juice. É uma ferramenta complexa que vai compensar em termos de retorno científico sem precedentes", celebrou Raffaele Mugnuolo, chefe de uma das unidades da Agência Espacial Italiana (ASI).
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA