O Japão planeja lançar na próxima segunda-feira (28) um foguete espacial, o Jaxa H2-A, para transportar um módulo até a Lua.
Após falhas nos primeiros testes, o país se preparou para uma nova tentativa, uma empreitada que reacendeu a corrida global para explorar o satélite natural da terra, onde até pouco tempo apenas Estados Unidos, União Soviética e China haviam desembarcado.
O lançamento, inicialmente previsto para o sábado (26), foi adiado primeiro para o domingo (27) e depois para a segunda-feira por causa de más condições meteorológicas previstas para o final de semana na base de lançamento espacial japonesa Jaxa, em Tanegashima, no sudoeste do país.
O objetivo da missão é testar uma tecnologia de pouso lunar de alta precisão com um módulo de pouso pequeno e leve, entre 700 e 730 quilos.
Por isso, o módulo foi chamado de Slim (que significa "magro" ou "estreito" e é a sigla para Smart Lander for Investigating the Moon, módulo de pouso smart para investigação da Lua).
O Japão havia tentado em novembro passado um pouso na Lua a bordo da missão americana Artemis 1, mas as comunicações com o módulo "Omotenashi" (hospitalidade, em português) foram perdidas logo após a chegada por um problema nas baterias.
Em abril deste ano uma startup também falhou ao tentar pousar o módulo Hakuto-R, que provavelmente caiu na superfície lunar.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA