A gigante norte-americana Meta, empresa dona do Facebook, vai retirar as músicas italianas do catálogo disponível em suas redes sociais em virtude da não renovação de um acordo com a Sociedade Italiana de Autores e Editores (Siae).
O órgão, responsável pela proteção dos direitos autorais de milhares de artistas e produtores do país europeu, afirmou que o contrato com a Meta não será estendido.
Na prática, os usuários do Facebook e do Instagram, por exemplo, não poderão mais adicionar canções italianas em um "reel" ou "story".
"Esta posição, juntamente com a recusa da Meta em compartilhar informações relevantes para um acordo equitativo, obviamente vai contra os princípios da 'Diretiva de Direitos Autorais' pelos quais lutaram autores e editores de toda a Europa", diz uma nota publicada pela Siae.
Após afirmar que "não aceitará imposições que explorem sua posição de força", o órgão italiano indicou "total disponibilidade" para renovar o contrato em um futuro próximo, mas apenas com "condições transparentes".
De acordo com autores do país europeu, o vínculo havia expirado no primeiro dia de 2023, mas a Meta continuou normalmente disponibilizando produções em suas redes sociais.
A empresa americana, contudo, afirmou que começou a retirada das produções italianas.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA