Fechada desde 2012, a famosa "Via dell'Amore" de Cinque Terre, na região italiana da Ligúria, terá seu primeiro trecho reaberto em maio deste ano, mas com acesso controlado.
A informação foi revelada neste sábado (1º) pelo governador da Ligúria, Giovanni Toti, que confirmou a reabertura total do ponto turístico em 2024.
"Estamos falando de uma joia, investimos mais de 20 milhões de euros para reabrir, majoritariamente de fundos regionais, uma obra complexa. Será um caminho cujo acesso terá de ser gerido com a atenção que merece, com fluxos controlados, com ilustração quase como se fosse um museu da natureza", declarou ele em La Spezia à margem de uma coletiva sobre planejamento turístico.
De acordo com Toti, o governo está "trabalhando nisso com o prefeito de Riomaggiore e o Parque Nacional Cinque Terre para colocar todas as ferramentas no lugar".
O caminho de quase um quilômetro de extensão, beirando precipícios entre as cidades de Riomaggiore e Manarola, foi submetido a uma reforma, fruto de um acordo entre o governo da Ligúria e os Ministérios dos Bens Culturais e do Meio Ambiente da Itália.
Considerada uma das principais atrações do litoral do país, a via foi fechada após um deslizamento de pedras em 2012, que acabou ferindo quatro turistas. O "caminho do amor", na tradução em português, ganhou fama romântica porque na época em que foi construído, meados de 1920, servia de esconderijo para jovens apaixonados.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA