/ricerca/brasil/search.shtml?any=
Mostre menos

Se hai scelto di non accettare i cookie di profilazione e tracciamento, puoi aderire all’abbonamento "Consentless" a un costo molto accessibile, oppure scegliere un altro abbonamento per accedere ad ANSA.it.

Ti invitiamo a leggere le Condizioni Generali di Servizio, la Cookie Policy e l'Informativa Privacy.

Puoi leggere tutti i titoli di ANSA.it
e 10 contenuti ogni 30 giorni
a €16,99/anno

  • Servizio equivalente a quello accessibile prestando il consenso ai cookie di profilazione pubblicitaria e tracciamento
  • Durata annuale (senza rinnovo automatico)
  • Un pop-up ti avvertirà che hai raggiunto i contenuti consentiti in 30 giorni (potrai continuare a vedere tutti i titoli del sito, ma per aprire altri contenuti dovrai attendere il successivo periodo di 30 giorni)
  • Pubblicità presente ma non profilata o gestibile mediante il pannello delle preferenze
  • Iscrizione alle Newsletter tematiche curate dalle redazioni ANSA.


Per accedere senza limiti a tutti i contenuti di ANSA.it

Scegli il piano di abbonamento più adatto alle tue esigenze.

Da Argentina, livro mostra Roma e sua 'magia' cinematográfica

Da Argentina, livro mostra Roma e sua 'magia' cinematográfica

De Rossellini a Sorrentino, filmes contam história da capital

BUENOS AIRES, 26 de abril de 2023, 12:02

Redação ANSA

ANSACheck

María Zacco publicou livro que mostra capitais mundiais no cinema - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

até uma visão mais atual, como a de Paolo Sorrentino com "A Grande Beleza" (2013).

Ao referir-se sobre as mudanças de época e as consequentes variações de sentidos de Roma, Zacco explicou à ANSA que os lugares emblemáticos da capital italiana "tem a ver com seus monumentos, que mesmo que em ruínas, seguem despertando a admiração mais absoluta - e para eles, como moldura para eventos históricos ou histórias bíblicas, Roma se agarrou desde o início ao cinema".

"Os monumentos seguiram sendo importantes em toda a história do cinema italiano. Depois da Primeira Guerra Mundial, as produtoras italianas estavam falindo e foi nas mãos de Benito Mussolini que a indústria teve um novo ressurgimento. Com a criação do Cinecittá, além de concebê-lo como um aparato para consolidar seu domínio político, a intenção era que a 'Itália deveria projetar para todo mundo a grandeza da cultura romana", acrescentou Zacco.

Segundo a escritora, "o mesmo aconteceu após a Segunda Guerra". "Primeiro foi o neorrealismo que exaltou, pela primeira vez de maneira direta e não através de decorações, a grandeza dos monumentos, mesmo que em ruínas", pontuou.
   

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA

Imperdíveis

Compartilhar

Ou use