As italianas Florença (1º) e Roma (2º) lideram o ranking das "100 Melhores Cidades do Mundo para Provar Comidas Típicas", feito pelo portal especializado em viagens TasteAtlas. Além das duas, outras 13 localidades do país aparecem na lista.
O cálculo feito pelo site baseou-se no cruzamento das informações. "Nós combinamos a média das avaliações dos melhores pratos locais e regionais servidos em cada cidade, a média de avaliação dos pratos nacionais servidos naquela cidade e a média da avaliação do Google para os melhores restaurantes tradicionais na cidade", explica.
Florença atingiu a melhor nota, com 4,71 de cinco pontos possíveis e foi ressaltada como um local em que a comida "tem uma fusão deliciosa do charme do Velho Mundo e das inovações da culinária moderna, com uma ênfase única no modelo 'campo para mesa' e uma variedade de trattorias íntimas e familiares".
Entre as comidas indicadas, estão a bisteca alla fiorentina, o lampredotto, a ribollita, o pappardelle al cinghiale e a trippa alla fiorentina.
A capital italiana obteve nota 4,68 e sua cozinha foi classificada como algo que combina "a autenticidade dos restaurantes tradicionais com um número crescente de locais contemporâneos e inovadores para comer".
Os pratos típicos indicados foram três tipos de massas: carbonara, cacio e pepe e all'arrabbiata, além de pizza al taglio e o saltimbocca alla romana.
A terceira colocação do ranking ficou com Lima, no Peru, com a nota 4,66, seguida de perto por outra italiana, Nápoles, com 4,65, classificada como uma cozinha "caracterizada por sabores robustos e ingredientes simples".
Além das três, estão no ranking também Milão (10º), Veneza (11º), Gênova (22º), Bolonha (28º), Turim (31º), Taormina (42º), Palermo (43º), Modena (51º), Catânia (55º), Sorrento (63º), Verona (74º) e Siena (77º).
O Brasil também aparece na lista com quatro cidades: São Paulo (13º), Rio de Janeiro (32º), Recife (67º) e Belo Horizonte (78º).
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA