A empresa italiana Pirelli criou uma maneira inovadora de anunciar produtos no Spotify, serviço de streaming musical que é considerado hoje uma das maiores plataformas de mídia do mundo.
Para promover pneus com a tecnologia Seal Inside, que permite que o veículo continue rodando em casos de perfuração na borracha, a marca ofereceu 30 minutos sem publicidade para usuários que não pagassem o Spotify, cerca de 70% do público do serviço.
"As pessoas não sabem que existe esse tipo de produto, por isso elas não o consomem. Então a gente entendeu que uma campanha de conscientização seria muito importante, foi aí que começamos a procurar novas mídias para comunicar de forma um pouco diferente", conta o gerente de marketing da Pirelli para a América do Sul, Fred Hironaka, em entrevista à ANSA.
Anúncios em streamings são reconhecidamente um dos maiores motivos de irritação para usuários, então a empresa italiana resolveu seguir por outro caminho. "Em vez de colocar o anúncio dentro da programação da pessoa que ouve música com os amigos, no trânsito, indo para o trabalho, nós tiramos, e essa foi a grande sacada", acrescenta Hironaka.
A campanha foi realizada em agosto e setembro de 2022 e janeiro e fevereiro de 2023, com 1,9 milhão de usuários alcançados pelo menos uma vez e 31 mil cliques na página do produto. O foco da ação foi o cruzamento entre dois públicos: motoristas e pais e mães, que recebiam uma mídia breve sobre o Seal Inside e, a partir dali, ganhavam meia hora de música sem interrupção.
A iniciativa foi destaque no "Spotify Advertising Hits", que reconhece anunciantes que conquistaram grandes feitos no aplicativo, na categoria "uso de formato". "No Spotify, as marcas têm a chance de entregar uma mensagem de forma contextual para uma audiência qualificada e engajada. Foi exatamente isso que a Pirelli fez. Comunicação simples, criativa e completamente contextualizada", disse Priscilla Barsotti, diretora de vendas da plataforma de streaming.
Segundo Hironaka, a empresa "já tem colhido resultado de aumento de vendas" e cogita realizar novas rodadas da campanha.
"A gente tem conversado muito com o Spotify para entender quais as formas de ajustar isso e deixar ainda melhor. Estamos conversando para talvez fazer joint ventures com outras empresas para continuar contando essa narrativa do Seal Inside", afirma. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA