Os livros e documentos antigos conservados na Biblioteca de Forlì e no arquivo da cidade de Sant'Agata, ambas afetadas pelas fortes enchentes que atingiram a Emilia-Romagna na última semana, serão preservados com a técnica da crioterapia com o auxílio de uma cooperativa de frutas congeladas local.
As duas instituições fizeram um apelo para conseguir conservar o material considerado "precioso e histórico" para o governo regional e receberam uma resposta positiva do grupo Orogel.
"De surpresa, recebi esse pedido dos Bens Culturais [da Emilia-Romagna] e voluntariamente vamos abrir espaço em nosso estabelecimento para os livros antigos da Biblioteca de Forlì, que sofreu inundações nos últimos dias. Ainda não recebemos as indicações de quantos livros serão, mas estamos programando separar duas células exclusivas para esse objetivo para os próximos dois anos - uma para a Sant'Agata e outro para Forlì", disse à ANSA o presidente da Orogel, Bruno Piraccini.
A fábrica é acostumada a lidar com conservação em baixas temperaturas, a cerca de -25ºC, de frutas, além de atuar com congelamento de pasta de frutas. Além disso, já faz esse tipo de trabalho em outra unidade, conservando obras literárias com crioterapia.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA