"A língua italiana tornou-se a segunda língua em muitos países e é estudada por milhões de jovens em todo o mundo. Uma força motriz preciosa, capaz de conectar arte, cultura, economia, turismo, alimentação, estilo de vida", diz um trecho do texto.
Mattarella recordou como a "qualidade do ensino, da expressão cultural e do trabalho realizado pela Sociedade Dante Alighieri é reconhecida por todos".
"Celebre seu congresso em Rosário, além de nossas fronteiras geográficas, mas dentro dos mesmos limites culturais. A Argentina sempre representou um lugar privilegiado para a Itália e constitui o ponto central da Dante Alighieri, além das fronteiras nacionais", acrescenta.
O líder italiano destacou ainda que o título do Congresso, "O Italiano: uma viagem maravilhosa",leva o pensamento "às muitas gerações de compatriotas que, por muitas décadas, expressaram seu talento nesta terra, tendo a Itália como sua raiz profunda".
"Neste país amplamente povoado por mulheres e homens de ascendência italiana, seu Congresso só pode cimentar o vínculo entre a Itália, a Argentina e o mundo inteiro. Um mundo em que pessoas distantes encontram a capacidade e o desejo de fortalecer um caminho de paz e progresso", ressaltou.
Por fim, Mattarella explicou que, "nesta época de grandes tensões internacionais, reforça-se ainda mais a necessidade de difundir a cultura como instrumento de diálogo e entendimento entre os povos". "Esta é a missão que a Dante sempre perseguiu, com tenacidade e dedicação. Estou certo que prosseguirá neste percurso", concluiu.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA