O Ministério da Cultura da Itália anunciou nesta quinta-feira (17) que o lançamento da plataforma e aplicativo "Musei Italiani", que disponibiliza os sites estatais e os museus do país e facilita o acesso à informações e a compra de bilhetes, foi um "grande sucesso".
No app, os usuários poderão acessar descrições dos locais que pretendem visitar, sugestões de visitas a efetuar, contatos para serviços, que vão desde bilheteria para visitas guiadas a roteiros temáticos e acessibilidades.
As informações dos primeiros 100 museus estatais italianos já estão online e outros 100 ficarão em breve, disse à ANSA o diretor-geral de museus do Ministério da Cultura, o arqueólogo Massimo Osanna.
Segundo ele, os novos sites serão adicionados à lista da plataforma em setembro, principalmente porque "o recente lançamento foi muito animador". A primeira prova de peso ocorreu em julho, com o serviço de venda de ingressos para o Pantheon de Roma.
"Tivemos números excelentes e um resultado que superou as expectativas, mesmo para um serviço complexo, já que do valor de cinco euros, um euro foi doado para as inundações na Emilia-Romagna e 30% para a Cúria para iniciativas de caridade", explicou Osanna, acrescentando que o resultado foi decididamente positivo.
O diretor-geral de museus afirmou ainda que o governo italiano arrecadou quase 1 milhão de euros no primeiro mês e o mais interessante é "que chegamos aos usuários sem anunciar a plataforma ou o aplicativo".
"Tenho de dizer que tudo isto foi um grande alívio e satisfação. Bastava indicar o código QR à frente da entrada para transferir os utilizadores para a web: 50% das entradas foram feitas online", contou.
O novo aplicativo "Musei italiani" foi um dos temas discutidos na reunião convocada pelo ministro da Cultura, Gennaro Sangiuliano, com todos os diretores da pasta.
"Foi uma oportunidade proveitosa para todos explorarem com mais tranquilidade temas cruciais, começando pelo Plano Nacional de Retomada e Resiliência (PNRR) para o qual agora, depois de cumpridos os prazos, chegou o momento de gastar, e bem, os recursos", enfatizou Osanna.
Por fim, ele disse que o governo da premiê Giorgia Meloni está pronto para "uma digitalização ainda mais forte" e planeja aumentar o sistema. "A partir do próximo mês vamos começar a ligar estes sites e não só com o App, mas também com totens na entrada para pessoas menos digitalizadas ou que não estão acostumadas a usar cartão de crédito", finalizou.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA