Os cinemas da Itália registraram em 2023 o melhor verão da história em presenças e ingressos vendidos, alta puxada especialmente por Barbie, que estreou em julho, além de outros títulos.
O resultado também foi atingido graças ao projeto Cinema Revolution, criado pelo Ministério da Cultura, que colocou os ingressos a 3,50 euros (R$ 18,74) na estação mais quente do ano.
Entre 11 de junho e 27 de agosto o número de frequentadores bateu 13 milhões e o faturamento ficou em 90 milhões de euros (R$ 481 mi), segundo os dados apresentados nesta quinta-feira (31) no Italian Pavillion, no Festival Internacional de Cinema de Veneza.
O anúncio foi feito pela subsecretária do Ministério da Cultura, Lucia Borgonzoni, com a presença do ministro Gennaro Sangiuliano; e representantes de outros entes do setor, além de produtoras e distribuidoras.
"Foi um verão excepcional, com recorde de vendas, números nunca antes vistos, por causa do desconto nos ingressos e graças aos operadores e trabalhadores que nunca desistiram", disse o vice-premiê da Itália, Matteo Salvini.
"Há 10 mil postos de trabalho, que com o incentivo chegam a 20 mil, nesse setor. E a fantasia humana é insubstituível pela inteligência artificial. Queria agradecer ao setor e desejar vida longa ao cinema, às salas italianas", acrescentou.
Em relação ao mesmo período em 2019, a alta de frequentadores foi de 13,6%, e a do faturamento chegou a 21,8%.
Já na comparação com o triênio 2017-2019, o aumento de presenças foi de 40% e o faturamento 52,8%.
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