O charmoso e icônico conjunto de vilas de Cinque Terre, na região da Ligúria, não descartou a possibilidade de introduzir futuramente uma taxa de ingresso de turistas na área.
A ideia foi levantada por uma associação comercial italiana que deseja combater o turismo predatório no local e minimizar a insatisfação dos moradores com o excesso de visitantes.
"O modelo de Veneza, com uma taxa de entrada para quem fica apenas um dia, poderia representar uma proposta válida. Esta área é um bem precioso", disse Massimo Giacchetta, presidente da CNA da região da Ligúria.
No início de abril, Cinque Terre já haviam colocado em prática uma série de novas medidas para evitar aglomerações nas rotas do parque arqueológico nos dias "mais intensos" de afluência turística.
Um estudo organizado na Ligúria revelou que o conjunto de vilas recebeu ao menos quatro milhões de turistas ao longo de 2023.
A medida já foi testada por Veneza, joia turística da Itália, que recebeu a contribuição de cinco euros para viajantes adeptos do "bate e volta" entrarem no centro histórico do município.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA