O ator italiano Roberto Herlitzka, conhecido por seu trabalho no filme "Bom dia, Noite" (2003), do diretor Marco Bellocchio, morreu nesta quarta-feira (31) em Roma, aos 86 anos.
Vencedor do David di Donatello pelo drama em que interpretou o ex-premiê Aldo Moro, o artista faleceu dois meses depois de perder sua esposa, Chiara Cajoli, com quem ficou junto por 50 anos.
Herlitzka trabalhou em cinco longas dirigidos por Bellocchio, mas também já participou de filmes de Paolo Sorrentino, Luigi Comencini e Nicole Garcia ao longo de sua carreira.
"É com tristeza que recebo a notícia do falecimento de Roberto Herlitzka, um grande ator de cinema e teatro que com paixão, leveza e inteligência atravessou 60 anos de história do entretenimento, aparecendo nos mais importantes palcos e trabalhando para alguns dos maiores mestres do cinema.
Sentiremos falta da sua voz e do seu rosto", lamentou o ministro da Cultura da Itália, Gennaro Sangiuliano.
O ator, que era natural de Turim, também ficou popular no território francês por suas interpretações em "Le fils préféré" (1994), de Garcia, e "É Mais Fácil Um Camelo..." (2003), de Valeria Bruni Tedeschi.
O funeral de Herlitzka ocorrerá na próxima sexta-feira (2) na Igreja de San Saturnino, em Roma.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA