O escritor italiano Giacomo Casanova (1725-1798), mais conhecido no Brasil por suas aventuras amorosas, será homenageado em 2025 com uma série de atividades em sua terra natal, Veneza, norte da Itália, pelos 300 anos de seu nascimento.
Segundo a prefeitura, as celebrações terão início no Carnaval, em 14 de fevereiro, com o evento "Nos tempos de Casanova". A programação terá ainda uma mostra geral sobre Casanova no Museu do Palazzo Mocenigo e uma específica, no Palazzo Ducale, sobre o famoso episódio em que o sedutor, após ser detido, escapa da prisão pelos telhados do mesmo palácio que o homenageará.
"Oficializamos na Câmara Municipal o processo de criação de um comitê diretor que terá a tarefa de celebrar uma figura que caracterizou a alma da República Sereníssima, 300 anos após o seu nascimento", afirmou o prefeito de Veneza, Luigi Brugnaro.
Casanova nasceu na capital do Vêneto em 2 de abril de 1725.
Amante do mundo, viajou por boa parte da Europa, tendo conhecido figuras importantes como o rei da França Luís XV e o músico austríaco Amadeus Mozart. Mas foram as suas inúmeras amantes e seu estilo irrequieto que tornaram seu nome uma lenda internacional.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA