Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Itália, Sergio Mattarella, discutirão formas de diálogo entre os mandatos dos dois países à frente do G20 e do G7, respectivamente, e a Aliança Global contra a Fome promovida pelo petista, durante reunião programada para a próxima segunda-feira (15).
A informação está em um comunicado divulgado pelo Palácio do Planalto nesta sexta (12), às vésperas da primeira visita de um chefe de Estado italiano ao Brasil em 24 anos.
Mattarella passará por Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador entre os dias 15 e 19 de julho, em meio às celebrações pelos 150 anos da imigração italiana no Brasil.
"Os dois chefes de Estado passarão em revista o estado do relacionamento bilateral e trocarão avaliações sobre temas das conjunturas regional e global, como o diálogo entre a presidência brasileira do G20 e a presidência italiana do G7; a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza; e a reforma das instituições de governança global", diz a nota do Planalto.
Segundo o governo federal, também devem ser assinados um acordo para reconhecimento mútuo de carteiras de habilitação e memorandos de entendimento entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e as universidades de São Paulo (USP) e Turim.
"Elevado à condição de parceria estratégica em 2007, o relacionamento com a Itália é tradicional e possui lastro em amplo espectro de afinidades e interesses. Hoje há mais de 35 milhões de descendentes de italianos no Brasil e mais de 100 mil brasileiros na Itália", afirma o Planalto, acrescentando que os 150 anos da imigração ressaltam "a profundidade e a abrangência das relações" bilaterais.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA