A nova presidente do México, Claudia Sheinbaum, tomou posse nesta terça-feira (1º) em uma cerimônia no Palácio Legislativo de San Lázaro, sede da Câmara dos Deputados, e se tornou a primeira mulher a assumir o cargo no país.
A cerimônia reuniu diversos políticos mexicanos e autoridades internacionais, como o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e a primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden.
Sheinbaum recebeu a faixa presidencial do seu antecessor, Andrés Manuel López Obrador, e jurou "desempenhar com lealdade e patriotismo o cargo". A mandatária ainda declarou que "é hora de transformação e das mulheres".
Um dos maiores desafios de Sheinbaum será lidar com as altas taxas de assassinatos e sequestros em território mexicano, que são protagonizados por cartéis de drogas.
Lula desejou sorte à mandatária eleita do México. "Comitiva brasileira ao lado da nova presidenta do México, Claudia Sheinbaum, desejando um ótimo trabalho e o fortalecimento das relações entre Brasil e México", escreveu o petista em suas redes sociais.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA