(ANSA) - O governo da Toscana anunciou nesta segunda-feira (13) que estima que os danos causados pelas tempestades e inundações que atingiram a região no centro-norte da Itália no início de novembro são de 2 bilhões de euros.
A informação foi confirmada pelo governador local, Eugenio Giani, que afirmou que indicará ao ministro da Defesa Civil da Itália, Nello Musumeci, o possível valor total do prejuízo durante reunião em Campi Bisenzio, em Florença.
"Se somarmos o que me dizem os prefeitos dos cerca de 30 municípios mais envolvidos, certamente estamos próximos para 2 bilhões, e ao mesmo tempo precisamos de recursos para o futuro imediato, para os primeiros socorros, para as portarias", explicou o governador.
Segundo ele, a ajuda financeira é para auxiliar "os cidadãos que perderam tudo e empresas que foram danificadas".
"O que mais me preocupa é a chuva, porque para trabalhar são necessárias condições que espero que sejam melhores do ponto de vista atmosférico", acrescentou.
Giani ressaltou ainda que o desejo de recuperação deve ser sustentado e apoiado e este é o objetivo da reunião. "Quero ter os elementos para depois não fazer promessas em vão, e perceber quais os prazos e valores dos reembolsos imediatos, dos primeiros socorros e o que podemos propor quando eu reportarei aos operadores econômicos e às famílias".
No último dia 2 de novembro, uma onda de mau tempo provocada pela tempestade Ciaran, que também causou destruição e mortes em outras partes da Europa Ocidental, deixou ao menos oito vítimas na Itália.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA