Um quadro do pintor italiano Sandro Botticelli (1445-1510) foi leiloado nesta quinta-feira (27) por US$ 45,4 milhões, valor equivalente hoje a quase R$ 250 milhões.
Vendida pela Sotheby's, em Nova York, a tela "Homem das Tristezas" estava em mãos privadas desde o século 19, quando foi registrada na coleção da célebre cantora britânica de ópera Adelaide Kemble.
Uma descendente de Adelaide leiloou o quadro em 1963, por 10 mil libras esterlinas, e os compradores o mantiveram longe do público durante todo esse tempo, com exceção de um empréstimo para uma exposição em Frankfurt, na Alemanha, entre 2009 e 2010.
A tela ainda reserva uma surpresa: com a ajuda de análises em infravermelho, especialistas descobriram a imagem de uma Virgem com o menino escondida sob o retrato de Cristo.
Pintada no fim do século 15, a obra apresenta Jesus com a coroa de espinhos e é um símbolo do clima de fervor religioso na Florença do pregador dominicano Girolamo Savonarola.
Os quadros de Botticelli, um dos grandes mestres do Renascimento, são extremamente raros no mercado, especialmente aqueles da fase final de sua carreira (após 1492). Segundo a Sotheby's, apenas três obras desse período continuam em mãos privadas.
A tela já está confirmada em uma mostra de Botticelli no Instituto de Arte de Minneapolis, nos EUA, prevista para iniciar em outubro. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA