(ANSA) - É celebrado neste sábado (6) o "Dia de Reis", chamado também de "Epifania do Senhor". Na Itália, porém, a data é aguardada com ansiedade pelas crianças pela chegada da bruxa Befana, uma espécie de Papai Noel que deixa doces e presentes para os que se comportaram bem durante o ano.
A Befana é uma personagem folclórica na Itália. A origem da lenda segue incerta, mas, para muitos, a bruxa do bem surge da história dos reis magos, que se perdem durante sua viagem a Belém para presentear o menino Jesus e pedem ajuda a uma senhora no meio do caminho.
Arrependida por ter se negado a acompanhar os reis, ela decide levar presentes a Jesus, mas, sem encontrá-lo, distribui doces por todas as casas em que passa. Por isso, nesta data, as residências italianas se enchem de meias penduradas.
A data é tão importante na Itália que os mercados vendem meias dos mais diversos tipos, muitas vezes já recheadas de guloseimas. Mas, caso o comportamento da criança tenha sido ruim ao longo do ano, ela deixará um carvão no lugar dos docinhos.
Pela Itália, a data é celebrada com diversas festas e procissões. Uma das mais tradicionais acontece em Florença, mas foi cancelada devido ao mau tempo. Em Roma, a Befana chegou sobrevoando a Piazza Navona.
Já em Nápoles, para a alegria de muitas crianças presentes na Piazza Plebiscito, a bruxinha desceu da fachada do Palazzo Reale em sua vassoura, atirando doces.
"É uma bela Epifania com muitas famílias e é mais um momento significativo dos acontecimentos para a Befana que envolveu toda a cidade e que contou com forte participação", celebrou o prefeito Gaetano Manfredi.
Diversas outras cidades italianas foram decoradas com meias penduradas nas janelas das casas, iluminações e até bonecas da bruxa Befana, algumas em tamanho real.
Em Milão, um almoço para moradores de rua foi servido, enquanto que a Federação Italiana de Futebol (Figc) fez uma doação de 850 meias cheias de doces e chocolates para jovens pacientes do Hospital Bambino Gesù e da Policlínica Umberto I de Roma.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA