A empresa italiana de serviços postais Poste Italiane anunciou a compra de uma participação de 15% do grupo francês Vivendi na operadora de telefonia TIM por 684 milhões de euros.
Após a conclusão da operação, prevista ainda para o primeiro semestre de 2025, a Poste, que já detém 9,81% das ações (adquiridas do banco público de investimentos Cassa Depositi e Prestiti em fevereiro passado), se tornará o principal acionista da companhia de telecomunicações, com 24,81%.
Segundo a empresa postal, a compra será financiada por meio de dinheiro disponível em caixa, mas ainda está condicionada à avaliação da autoridade antitruste.
A Vivendi, por sua vez, manterá uma participação minoritária de 2,51% na TIM e vai desistir do processo na Justiça contra a venda da operação de rede fixa da empresa para a gestora de recursos americana KKR.
A Poste Italiane é uma companhia de capital aberto, porém controlada pelo governo italiano por meio da Cassa Depositi e Prestiti (35%) e do Ministério da Economia (29,26%).
De acordo com a empresa, seu objetivo é "exercer um papel de acionista industrial de longo período para favorecer a criação de sinergias entre Poste Italiane e TIM, além de promover a consolidação do mercado de telecomunicações na Itália".
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA