O novo primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, se prepara para anunciar no domingo (23) a convocação antecipada de novas eleições legislativas para o próximo dia 28 de abril.
A informação foi divulgada nesta quinta-feira (20) pela agência AFP, citando fontes governamentais.
Porém, de acordo com a imprensa local, a decisão final sobre a data da votação ainda não foi tomada, tendo em vista que há dúvidas se ocorrerá em 28 de abril ou 5 de maio.
Apoiado pelo Partido Liberal, o ex-banqueiro de 59 anos tomou posse como novo premiê do Canadá no último dia 14 de março, após Justin Trudeau renunciar ao cargo em janeiro depois de perder amplo apoio político.
Desta forma, Carney busca uma maioria no Parlamento canadense, em um momento de tensão com seu vizinho norte-americano, em meio às constantes ameaças feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com quem se colocou à disposição para conversar sobre as relações comerciais.
Carney, que dirigiu o Banco Central do Canadá e o Banco da Inglaterra, recebeu 86% dos votos em uma disputa interna do partido e prometeu uma transição "suave e rápida".
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA