Autoridades e cientistas inauguraram oficialmente o SpIRIT, projeto espacial fruto de uma colaboração entre Itália e Austrália, que prevê a construção e o lançamento de um nano-satélite de alto desempenho em autonomia, comunicação, propulsão e regulação térmica.
O nome SpIRIT é um acrônimo de "space industry responsive intelligent thermal satellite" (satélite térmico inteligente responsivo da indústria espacial, em tradução livre).
O protocolo de intenções para o projeto foi assinado em fevereiro de 2020, entre a Agência Espacial Italiana (ASI) e a Agência Espacial Australiana (ASA), fazendo da ASI a primeira agência internacional a participar de um satélite construído na Austrália.
O satélite vai fazer parte da constelação satelital Hermes-TP/SP, focada em registrar as emissões de raios-X e raios gama provenientes do espaço remoto, contribuindo com a busca pela compreensão das origens do Universo.
"É um trabalho extraordinário, que destaca cada vez mais os frutos da colaboração ítalo-australiana em um setor chave que é o aeroespacial, em benefício do desenvolvimento científico e econômico dos dois países", disse o embaixador da Itália em Canberra, Paolo Crudele, na cerimônia de lançamento realizada no último dia 11 de agosto, no Observatório de Mount Stromlo.
As últimas checagens funcionais do satélite serão realizadas nos próximos dias, antes da configuração final para o lançamento.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA