(ANSA) - O mais tradicional guia de restaurantes de Itália, o "Gambero Rosso", divulgou nesta segunda-feira (24) a lista dos melhores estabelecimentos do país e o "Reale", do chef Niko Romito, foi o mais bem avaliado.
O local inaugurado em 2000, que recebeu 96 em 100 pontos possíveis, fica na pequena de Castel di Sandro, na região de Abruzzo, em uma cidade de cerca de seis mil habitantes.
Além dos tradicionais cardápios com carnes e peixes, o menu degustação exclusivo é totalmente vegetariano.
A 33ª edição do ranking ainda voltou a colocar na segunda posição, empatados, a Osteria Francescana, em Módena, de Massimo Bottura, - já eleito o melhor do mundo - e o La Pergola dell'Hotel Rome Cavalieri, em Roma, de Heinz Beck. Ambos obtiveram 95 pontos e mantém o "top 3" da gastronomia italiana.
Aumentam ainda a lista dos restaurantes italianos que receberam a premiação máxima do Gambero Rosso, os "três garfos": agora são 44 locais no país com o reconhecimento máximo, três a mais do que no ano passado. Entraram na lista a Antica Osteria Cera, de Campagna Lupia, Casa Perbellini, de Verona, e Signum, de Salina.
Ao todo, são quase 300 novidades de restaurantes que entraram na lista - com classificações de um a três garfos.
A região de Lazio é a que tem o maior número de estabelecimentos reconhecidos, com 22, uma a mais do que a antiga líder, Lombardia.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA