O petista deve seguir ainda hoje para a Itália, onde participará da cúpula de líderes do G7 nesta sexta-feira (14).
"É uma extrema direita que está ocupando espaço. Eu tenho dito para todo mundo que nós temos um problema de risco da democracia como nós conhecemos, porque o negacionista nega as instituições, nega o Parlamento, aquilo que é o Poder Judiciário, são pessoas que vivem na base da construção de mentiras", afirmou o mandatário em encontro com jornalistas em frente ao hotel onde está hospedado.
"Então acho que é um perigo, mas eu acho que é um alerta também. As pessoas têm que brigar para que a democracia prevaleça na Europa, na América Latina, na Ásia, em todo lugar", salientou.
"O mundo democrático sempre foi assim, tem uma hora que os setores da esquerda ganham, outra hora ganha o setor mais conservador, mas uma coisa que cresceu muito é a extrema direita, que está ocupando um espaço importante", disse Lula.
Após a conferência na OIT, o chefe de Estado deve participar da celebração pelos 35 anos do livro "O Alquimista", do escritor Paulo Coelho, na residência do embaixador brasileiro junto à ONU em Genebra.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA