O presidente da Itália, Sergio Mattarella, elogiou nesta segunda-feira (15) a futura realização da conferência climática da ONU em 2025, a COP30, em Belém, capital do Pará, na Amazônia brasileira.
"A escolha de fazer a COP30 em Belém é uma mensagem ao mundo para lembrar que o Brasil é credor de atmosfera com o restante do planeta", disse o chefe de Estado em reunião com o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, em Brasília.
Durante o encontro, Mattarella também afirmou que a "grande inovação da inteligência artificial tem uma perspectiva fascinante na medicina e em tantos outros setores", mas também "comporta riscos que exigem uma disciplina séria e pontual". "É preciso não ter medo, mas evitar abusos possíveis com um instrumento tão importante", salientou.
O presidente também destacou a importância da "diplomacia parlamentar", porque "contribui para o tecido da paz no mundo".
"Tenho grande respeito por tudo que os parlamentos fazem porque estive no Parlamento por 25 anos, conheço bem a relação que se cria com o corpo eleitoral, com o povo", declarou.
Após a reunião com Pacheco, Mattarella encontrou a comunidade italiana na Embaixada de Roma em Brasília e disse que sua visita "ressalta a amizade" entre os dois países. "Existem formas de colaboração crescentes que gostaríamos que fossem ainda mais amplas, e estamos trabalhando para isso. Com Lula, abordamos diversas maneiras de cooperação, os dois países estão unidos pelo desejo de contribuir para a paz", afirmou. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA