A temperatura do ar no Mont Blanc (Monte Bianco, em italiano) permaneceu acima de zero durante 33 horas no último fim de semana, informou a Agência Regional de Proteção Ambiental (ARPA) no Vale de Aosta, nesta segunda-feira (12).
Segundo a instituição italiana, os efeitos da onda de calor na Itália atingiram o cume do Monte Bianco, de 4.805 metros de altura, a montanha mais alta da Europa Ocidental.
"A temperatura do ar, registrada pela estação meteorológica automática posicionada em Colle Major a 4.750 metros acima do nível do mar, permaneceu acima de zero por 33 horas consecutivas", acrescenta.
A ARPA destaca ainda que a alta temperatura foi identificada entre meia-noite de 10 de agosto às 9h de 11 de agosto.
"Esses altos valores de temperatura também foram registrados, por períodos mais limitados, em 5 de agosto (cinco horas consecutivas) e em 18 e 30 de julho", concluiu a ARPA de Vale de Aosta.
No ano passado, pesquisadores já haviam alertado que a montanha encolheu nos últimos dois anos em decorrência do impacto das alterações climáticas nos Alpes. Em setembro de 2023, o Mont Blanc media 4.805,59 metros, o que é 2,22 metros mais curto do que a medição de 2021.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA