A Itália é destaque na 20ª edição da Rio Oil & Gas, principal feira da América Latina para o setor de óleo e gás, que começa na próxima segunda-feira (26) e vai até 29 de setembro.
Na feira, que este ano acolhe mais de 350 expositores numa área de cerca de 51 mil metros quadrados, a Italian Trade Agency sob a égide do Ministério das Relações Exteriores, em colaboração com as associações comerciais Anima, Anie e Federtec, organiza um pavilhão italiano com 16 empresas que atuam no setor de componentes, válvulas, engenharia, sistemas de medição e serviços para a indústria.
Já as empresas italianas Saipem, Prysmian, Tenaris e Pietro Fiorentini são representadas pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro.
A iniciativa contará com a participação do embaixador italiano no Brasil, Francesco Azzarello. "O Brasil é um ator global no setor petrolífero, com um importante plano de investimentos. A Itália pode e deve melhorar sua já ótima presença em termos de investimentos e suprimentos, graças a um nível tecnológico de absoluta excelência que é reconhecido localmente. Tenho contatos concretos com a nova alta direção da Petrobras para melhor estruturar nossa cooperação bilateral", explicou.
No Brasil, a indústria de óleo e gás absorve mais de 500 mil postos de trabalho e contribui com cerca de 10% do PIB industrial. O Instituto Brasileiro de Pesquisas Energéticas do Ministério de Minas e Energia (Epe) prevê que em 2030 a produção de petróleo e gás natural será de 5,2 milhões e 1,6 milhão de barris por dia, respectivamente.
De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), o Brasil foi o sétimo maior produtor de petróleo do mundo em 2021, com uma média de quase 3 milhões de barris por dia. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA