A histórica empresa de chocolates Pernigotti foi adquirida oficialmente pelo JP Morgan, por meio do fundo Lynstone, nesta quinta-feira (20). A indústria, criada em 1868 em Novi Ligure, no Piemonte, estava sob posse da família turca Toksoz desde 2013.
No mesmo dia, o Illimity Bank anunciou um empréstimo de 10 milhões de euros voltado para apoiar as exigências de liquidez da empresa e que significa uma continuidade do último financiamento que acabou em 30 de junho. O montante ainda servirá para garantir a plena operacionalidade em uma fase estratégica de relançamento da empresa.
"O bom governo das tratativas, da perseverança dos funcionários e a luta levaram ao salvamento da histórica marca. Vigiaremos para que não sejam cometidos os mesmos erros dos diretores atuais", disse o secretário-geral do sindicato Flai-Cgil, Raffaele Benedetto.
Já o representante de outro sindicato local, o Uila-Uil, Piero Frescucci, afirmou que a venda é "pelo que sempre lutamos desde o primeiro dia há quatro anos". "O que sempre buscamos: que a família turca fosse embora e que viesse alguém apto a gerir essa empresa. Está tudo indo do melhor jeito. Esperamos começar uma nova era", afirmou Frescucci.
O ex-prefeito de Novi Ligure Rocchino Muliere, que acompanha o caso desde 2018 quando a crise iniciou, ressaltou que "está feliz que houve compromisso e vontade em prosseguir e relançar a produção na nossa cidade".
"É um grande passo adiante, mas agora esperamos os fatos concretos porque a Pernigotti pode ter e deve ainda ter um futuro", acrescentou.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA