(ANSA) - A Stellantis liderou o mercado de vendas de automóveis e comerciais leves na América do Sul, bem como no Brasil e na Argentina, pelo segundo ano consecutivo, informou a empresa. Além disso, foi a mais vendida no Chile durante 2022.
Ao todo, foram mais de 843 mil veículos comercializados, com uma participação de mercado de 23,12%. Desse total, 646,7 mil foram vendidos no Brasil (market share 32,9%); 116,7 mil na Argentina (30,7%); 46,7 mil unidades emplacadas no Chile (10,9%) e 33,7 mil veículos nos demais mercados da América do Sul.
Por marcas, a Fiat liderou as vendas no Brasil pelo segundo ano seguido, com 430 mil carros vendidos (market share 21,9%), com a Strada sendo o carro mais vendido do país com 112.463 unidades. Além disso, teve dois modelos Mobi (72.760 emplacamentos) e Argo (64.022) entre os 10 mais vendidos em 2022.
Já a Jeep segue líder do segmento de SUVs pelo sétimo ano consecutivo. Foram 137.444 vendas, com 20% do segmento e 7% de market share entre todos os veículos vendidos no país. Os modelos Compass e Commander foram líderes em suas categorias e o Compass também ficou entre os dez mais vendidos do Brasil.
A Peugeot fechou 2022 vendendo 41.740 veículos, "um resultado 41% maior do que o registrado no ano anterior". "Os bons números garantem à marca uma participação de mercado de 2,1%, o melhor patamar dos últimos oito anos no mercado brasileiro. O destaque da marca foi o 208, com 29.901 unidades vendidas", informou a Stellantis.
A Citröen também teve um bom resultado na comparação entre 2022 e 2021, com um crescimento de 37% e 32 mil veículos emplacados. O destaque foi o Novo C3, com 10.835 comercializações.
A Ram apresentou seu terceiro ano seguido com "vendas recordes" e um crescimento de 83% na relação com 2021. Foram 5.056 emplacamentos, com o destaque para a Ram 3500.
Já na Argentina, o carro mais vendido do país foi o Fiat Cronos - que lidera o mercado há 30 meses consecutivos - com mais de 38 mil vendas. A Peugeot 208 ficou na segunda posição, com 25.649 unidades. Já a DS Automobiles teve a primeira e a segunda colocações do mercado premium com os modelos SUV DS7 Crossback e o DS 3 Crossback.
No Chile, a Stellantis teve uma participação de 10,9% nas vendas totais e a marca que mais se destacou foi a Peugeot, com 4,9% de market share. Além disso, a empresa teve a liderança de veículos comerciais leves.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA