(ANSA) - A Autoridade Italiana de Concorrência e Garantia de Mercado (AGCM) anunciou nesta sexta-feira (17) que abriu uma investigação contra a Meta e Instagram, controladas pela multinacional americana, bem como sobre uma das principais influenciadoras da Itália Asia Valente por suposta publicidade oculta.
Valente é acusada de não declarar o caráter promocional de fotos e vídeos de sua conta no Instagram de restaurantes, spas e hotéis com os quais é suspeita de manter acordos comerciais.
Segundo o órgão antitruste, a Meta não tomou iniciativas adequadas para impedir a conduta da influenciadora italiana, que patrocinava produtos, especialmente instalações turísticas, ocultando o propósito comercial da atividade e gozando de considerável popularidade baseada principalmente em seguidores falsos.
De acordo com a investigação, Valente tem cerca de 2 milhões de seguidores, mas "a maioria deles parece não ser autêntico".
Em comunicado, a AGCM ressalta que "Meta-Instagram não fornecia informações adequadas sobre a existência e métodos de utilização da ferramenta para sinalizar conteúdo de marca nem monitora o uso eficaz e correto desta ferramenta, especialmente em relação a conteúdos promocionais publicados por usuários extremamente populares, como influenciadores".
Por fim, "a empresa não realiza verificações quanto à autenticidade das interações em sua plataforma para evitar a coleta artificial de 'curtidas' e seguidores".
Valente, de 27 anos, é considerada uma das principais influenciadoras da Itália e ficou famosa após participar dos programas televisivos "Ilha dos Famosos" e "Grande Fratello".
Ela nasceu no Benevento, em 12 de abril de 1996, e é também blogueira de moda e modelo.
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