Musk anuncia implantação de 1º chip cerebral em humanos

Objetivo é controlar dispositivos eletrônicos com o pensamento

Elon Musk durante evento em Roma, na Itália, em 16 de dezembro (foto: ANSA)
Elon Musk durante evento em Roma, na Itália, em 16 de dezembro (foto: ANSA)

(ANSA) - O bilionário Elon Musk anunciou a realização do primeiro implante de um chip cerebral da empresa Neuralink em um ser humano.

Em sua conta no X (antigo Twitter), o empresário disse que o paciente está "se recuperando bem" após ter recebido o dispositivo no último domingo (28).

"Resultados iniciais mostram uma detecção promissora de picos neuronais", afirmou Musk em sua rede social.

Os chips da Neuralink, empresa também de propriedade do bilionário, buscam capacitar o cérebro humano para controlar dispositivos eletrônicos com o pensamento.

O aparelho é pensado sobretudo para pessoas com problemas neurológicos ou que perderam o movimento dos membros, mas também poderia ser usado para acionar smartphones e outros equipamentos do gênero.

Segundo Musk, o primeiro produto da Neuralink se chama "Telepathy", ou "telepatia", em português. "Ele permite o controle do telefone ou computador apenas pelo pensamento. Os primeiros usuários serão aqueles que perderam o uso dos membros", disse o bilionário.

A Neuralink já realizou diversos estudos em animais e recebeu em maio passado autorização da Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) para testes em humanos. (ANSA)