O deputado italiano Francesco Emilio Borrelli, do partido Europa Verde, denunciou que a máfia Camorra utiliza o aplicativo TikTok como uma ferramenta de propaganda.
"Há anos denunciamos como as redes sociais, em particular o TikTok, acabaram nas mãos da Camorra. Através de imagens, palavras eficazes e ritmos latinos ou neomelódicos, ela constrói ídolos para crianças e novos recrutas, atraindo-os com promessas de dinheiro, poder, sexo, drogas e armas", alertou Borrelli.
De acordo com o político, conhecido pelo seu combate contra o crime organizado, a Camorra faz publicações para afirmar seu poder e intimidar inimigos. O deputado ainda analisou que "muitos danos já foram causados" em razão desta estratégia.
Um dos principais alvos nas redes sociais é o ex-chefe do clã Piccirillo di Mergellina Gennaro Panzuto, chamado de "Genny, Il Terremoto", que há anos é um colaborador da justiça.
As gravações postadas na plataforma chinesa criticam e ameaçam o ex-mafioso por ter passado a ajudar as autoridades italianas após sua prisão.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA