A Autoridade Italiana de Proteção de Dados (GPDP) ordenou nesta quinta-feira (30), com urgência e efeito imediato, o bloqueio do chatbot chinês de Inteligência Artificial (IA) DeepSeek no país europeu.
A medida foi adotada "para proteger os dados dos usuários italianos" das empresas do gigante asiático responsáveis pelos serviços do DeepSeek, cujo conteúdo foi considerado totalmente insuficiente.
"Ao contrário do que foi constatado, as empresas declararam que não operam na Itália e que a legislação europeia não se aplica a elas", informou a GPDP, acrescentando que abriu uma investigação sobre o assunto.
As autoridades italianas ainda recordaram que o DeepSeek é um software de IA relacional, projetado para entender e processar conversas humanas, introduzido recentemente no mercado mundial e baixado por milhões de pessoas em poucos dias.
Ainda não está claro quais informações o chatbot coleta sobre seus usuários e onde elas vão, tanto que foram questões levantadas pela GPDP. O bloqueio da tecnologia em território italiano deverá ser mantido até que as empresas forneçam respostas.
Após ter chacoalhado o mundo no decorrer da semana, o DeepSeek desapareceu das lojas de aplicativos da Apple e do Google na Itália antes mesmo do anúncio da GPDP. Ele estava entre os apps mais baixados do país.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA