/ricerca/brasil/search.shtml?any=
Mostre menos

Se hai scelto di non accettare i cookie di profilazione e tracciamento, puoi aderire all’abbonamento "Consentless" a un costo molto accessibile, oppure scegliere un altro abbonamento per accedere ad ANSA.it.

Ti invitiamo a leggere le Condizioni Generali di Servizio, la Cookie Policy e l'Informativa Privacy.

Puoi leggere tutti i titoli di ANSA.it
e 10 contenuti ogni 30 giorni
a €16,99/anno

  • Servizio equivalente a quello accessibile prestando il consenso ai cookie di profilazione pubblicitaria e tracciamento
  • Durata annuale (senza rinnovo automatico)
  • Un pop-up ti avvertirà che hai raggiunto i contenuti consentiti in 30 giorni (potrai continuare a vedere tutti i titoli del sito, ma per aprire altri contenuti dovrai attendere il successivo periodo di 30 giorni)
  • Pubblicità presente ma non profilata o gestibile mediante il pannello delle preferenze
  • Iscrizione alle Newsletter tematiche curate dalle redazioni ANSA.


Per accedere senza limiti a tutti i contenuti di ANSA.it

Scegli il piano di abbonamento più adatto alle tue esigenze.

Restauração de 4 anos joga nova luz sobre obra-prima de Ticiano

Restauração de 4 anos joga nova luz sobre obra-prima de Ticiano

Retábulo fica em uma basílica de Veneza, na Itália

VENEZA, 06 outubro 2022, 12:12

Redação ANSA

ANSACheck

'Assunção da Virgem ', obra-prima de Ticiano Vecellio - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Após quatro anos de restauração, uma das obras mais célebres do pintor renascentista italiano Ticiano Vecellio foi reapresentada ao público em Veneza.

Pintado entre 1516 e 1518, o retábulo “Assunção da Virgem” fica na Basílica de Santa Maria Gloriosa dei Frari e foi recuperado após quase 9 mil horas de trabalho (cerca de 320 horas por metro quadrado), ao custo de 600 mil euros (R$ 3,1 milhões).

A restauração foi bancada pela ONG Save Venice, organização de origem americana e voltada à proteção de patrimônios culturais de Veneza, e revelou elementos que haviam sumido ao longo do tempo, como dois anjos situados nas laterais da moldura.

"Já houve quatro intervenções em 1816, 1906, 1964 e 1974", contou o diretor da restauração, Giulio Manieri Elia.

"Usamos novas gerações de solventes mais suaves. O elemento central era a cor, as intervenções passadas tinham sido uniformizadas com uma pátina que, ao ser retirada, valorizou o vermelho em suas diversas variações, fazendo emergir o 'quase rosa' da túnica [de Maria]", acrescentou.

Um dos principais desafios da restauração foi a desmontagem do órgão da basílica, uma vez que as vibrações produzidas pelo instrumento eram um dos fatores de risco para a "Assunção da Virgem".

Elia também citou o problema dos carunchos, predadores comuns em retábulos de madeira, embora a obra tenha sido desinfetada em 1964 e 1974.

"Eles se difundiam pelo retábulo a partir do órgão, que, com as notas mais graves, também criava vibrações que podiam provocar danos. Por isso decidimos desmontá-lo, uma vez que o retábulo ficava muito perto. Foram necessárias sete pessoas e um mês de trabalho", explicou o restaurador. (ANSA)

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA

Imperdíveis

Compartilhar

Veja também

Ou use