(ANSA) - A edição 2023 do Carnaval de Veneza começa no próximo sábado (4) com uma novidade: as tradicionais máscaras e fantasias de um dos principais eventos da Itália ficarão disponíveis no metaverso, graças aos novos filtros do Instagram.
A iniciativa é uma colaboração entre a Câmara Municipal, a Vela Spa, empresa responsável pela gestão do evento, e a PWC Italia. O Carnaval Virtual de Veneza foi apresentado na Procuratie Vecchie, na Piazza San Marco.
"É uma abertura que vai além dos limites da cidade, rumo ao mundo todo, um Carnaval que se coloca à disposição dos jovens", afirma Alberto Bozzo, diretor de desenvolvimento de mercado da Vela.
Com o título "Take Your Time For The Original Signs", o projeto permitirá vestir as identidades digitais de quem quiser participar da festa veneziana de todo o mundo.
Ao todo, serão seis filtros disponíveis para as máscaras: Colombina, Pantalone, Bauta, Il Dottore, Fenice e o signo original, que caracteriza o carnaval veneziano dirigido por Massimiliano Checchetto.
Além disso, o metaverso será enriquecido com algumas máscaras extras, como a Colombina, Arlecchino e o Signo original, na versão dourada.
"Devemos olhar para o futuro. Espero que seja só o início também em termos de costumes. Devemos insistir que a nossa realidade é importante, mas analisando outras coisas também, o mundo muda, é importante continuar a recontar a fisicalidade", concluiu o prefeito de Veneza, Luigi Brunaro.
O Carnaval de Veneza será realizado entre os dias 4 e 21 de fevereiro. Um desfile sobre as águas no próximo sábado marcará o início dos eventos de uma das festas mais famosas do mundo.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA