(ANSA) - O Parque Arqueológico de Pompeia, na Itália, terá uma visita a uma área especial nesta terça-feira (14), dia em que é comemorado São Valentim no país. A entrada na "Casa das Bodas de Prata", um local que está em processo final de restauração e ainda está fechado ao público em geral, poderá ser realizada por quem possuir o cartão "MyPompeii".
Os visitantes conhecerão o trabalho nos canteiros da complexa obra, saberão detalhes da restauração e poderão ver em primeira mão os afrescos que decoram a riquíssima domus local. As principais intervenções na residência foram para colocar toda a estrutura em segurança, a construção de todas as coberturas falantes e a recuperação das pinturas.
A casa recebeu esse nome por conta da visita dos reis Humberto I e Margherita de Savóia no dia em que o casal celebrava as suas Bodas de Prata de casamento, em 1893.
A domus é toda caracterizada por imponentes soluções arquitetônicas, como as colunas em estilo coríntio com tufo altíssimas no átrio (hall de entrada) e o jardim com colunas tipo ródio (peristilo), ou seja, com o lado norte mais alto que os demais, uma escolha arquitetônica documentada também em outras casas ricas de Pompeia, como na "Dos Cupidos Dourados".
As fontes estão inseridas em todos os setores da residência, o banheiro é aquecível com as banheiras ao ar livre e os dois jardins nos lados leste e oeste do edifício deviam dar um grande conforto no interior da residência.
A propriedade da domus foi atribuída a Lucius Albucius Celsus I - edil atuante entre os anos de 33 d.C. a 34 d.C. -, em cargo que deixou de herança para o filho Lucius Albucius Celsus II (nascido entre os anos de 50 d.C. e 60 d.C. e que ocupou o cargo de edil entre 76 d.C. e 79 d.C.).
Já o "MyPompeii" tem um custo anual de 35 euros (mais 1,5 euro de taxa de compra online) e é válido para todos os sítios do Parque Arqueológico de Pompeia. Ele pode ser adquirido por meio do site www.ticketone.it.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA