A mostra "O precioso caminho de Dante - A Divina Comédia nas joias de Percossi Papi", com obras do ateliê do joalheiro italiano Diego Percossi Passi, foi inaugurada nesta semana em Madri, na Espanha.
O artista e sua família, que são conhecidos ela criação de joias com um estilo único, reinterpretaram a "Divina Comédia", de Dante Alighieri, para essa mostra com obras inéditas feitas em seu ateliê em Roma, que fica próximo ao Pantheon.
A ideia surgiu em 2021 durante o ciclo de eventos "Madri Cidade Dantesca", organizado pelo Instituto Italiano de Cultura local.
"Conversando com Valeria e Giuliano, nos perguntamos: como se poderia traduzir a obra de Dante em joias? Porque o trabalho feito pelo ateliê era capaz de traduzir esse simbolismo", contou a diretora do IIC, Marialuisa Pappalardo, na inauguração.
Por meio dos objetos de arte, o visitante consegue realizar uma viagem onírica, que passa pelo "Inferno", "Purgatório" e o "Paraíso" de Dante. As peças, as instalações e a montagem fotográfica interpretam os eventos, os protagonistas e as metáforas escritas por Dante ao longo de toda a obra.
As figuras de Caronte, as Erínias e o Minotauro representam o Inferno. No Purgatório, é possível contemplar a inveja, a ira, a avareza e a fartura. Beatriz, vestida com uma manta de tecido antigo búlgaro, abre o Paraíso ao visitante, onde ele encontrará a luz do céu e da lua.
O encarregado de negócios da Embaixada da Itália em Madri, Benedetto Giuntini, disse que as criações da família Percossi são "um símbolo do gênio, da sabedoria e do estilo italiano, uma expressão genuína da melhor tradição italiana".
A embaixada ainda informou que "promove essas bonitas iniciativas de diplomacia cultural que criam pontes de diálogo e contribuem para reforçar o estreito vínculo entre Espanha e Itália".
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA