(ANSA) - A 8½ Festa do Cinema Italiano está de volta em 18 cidades do Brasil entre os dias 22 e 28 de junho, para apresentar as mais recentes produções do cinema contemporâneo da Itália e comemorar o seu 10º aniversário.
Os melhores filmes italianos dos últimos anos, todos inéditos nas salas de cinema no país, poderão ser vistos nas seguintes cidades: Rio de Janeiro, Niterói, Búzios, Volta Redonda, São Paulo, Campinas, Brasília, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Vitória, Natal, Aracaju, Maceió, Florianópolis e Porto Alegre.
Entre as produções em destaque estão "A Viagem de Papa Francisco", de Gianfranco Rosi; "A Estranha Comédia da Vida"", de Roberto Andò; "Profetas", de Alessio Cremonini; "Nostalgia", de Mario Martone; e "Mundo Cão", de Alessandro Celli.
Além deles, "Sergio Leone - O Italiano que inventou a América", de Francesco Zippel; "Jogada de Amor", de Riccardo Milani; "Interdito a Cães e Italianos", de Alain Ughetto; e "Marcel", de Jasmine Trinca, poderão ser vistos.
O Festival é realizado pela associação Il Sorpasso e Risi Film Brasil, com organização logística da Bonfilm e com o apoio dos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e do Rio de Janeiro, da Embaixada da Itália em Brasília, do Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro e em São Paulo, do Ministério da Cultura da Itália e da Cinecittà.
Mostra
Em paralelo com a programação do festival, também ficará disponível o ciclo "A Grande Arte no Cinema", que disponibilizará nove documentários dedicados às artes visuais e aos grandes artistas de todos os tempos.
As produções unem as histórias de vida dos artistas retratados à espetacular qualidade de suas obras. Cada documentário será lançado como um "filme evento" em duas etapas.
A primeira contará com "Caravaggio - A Alma e o Sangue", de Jesus Garces Lambert, em 22 de junho; "Michelangelo - Infinito", de Emanuele Imbucci, no dia 29; "Klimt & Schiele - Eros e Psique", de Michele Mally, em 6 julho; "Eu, Leonardo da Vinci", de Jesus Garces Lambert, no dia 13 de julho; e "Tintoretto - Um Rebelde em Veneza", de Giuseppe Domingo Romano, em 20 julho.
Já a segunda etapa disponibilizará "Van Gogh, Entre o Trigo e o Céu", de Giovanni Piscaglia, em 27 julho; "Monet - Magia de Luz e Água", de Giovanni Troilo, no dia 3 agosto; "Gauguin no Taiti - O Paraíso Perdido", de Claudio Poli, no dia 10; e "Hitler vs Picasso - A Obsessão Nazista pela Arte", de Claudio Poli, em 17 agosto. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA