(ANSA) - O governo italiano divulgou neste sábado (5) que o Pantheon, templo religioso situado no centro histórico de Roma, arrecadou mais de 860 mil euros em seu primeiro mês como atração turística paga.
"No primeiro mês, 230 mil visitantes, uma arrecadação de quase um milhão de euros", declarou o ministro da Cultura italiano, Gennaro Sangiuliano, acrescentando que os números "excedem todas as expectativas".
O político destacou ainda que cerca de 20 mil jovens entre 18 e 25 anos - que pagam uma entrada reduzida de 2 euros - decidiram visitar o edifício, um dos mais bem preservados da Roma imperial com quase 2 mil anos.
Já 50 mil pessoas usufruíram dos bilhetes gratuitos previstos na lei, como menores de 18 anos e pessoas com deficiência, entre outras.
Além disso, Sangiuliano revelou que 181.635 euros do valor recolhido durante este primeiro mês serão destinados para recuperar as áreas afetadas pelas inundações na região da Emilia-Romagna.
O Pantheon de Roma era uma das poucas atrações de acesso livre da capital italiana e passou a cobrar um ingresso de 5 euros desde o dia 1º de julho.
Ao todo, 70% dos lucros provenientes da arrecadação irão para o Ministério da Cultura, que é responsável pela limpeza e conservação do local, enquanto os outros 30% vão para os cofres da Diocese de Roma.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA