(ANSA) - Mais de 300 obras entre desenhos, litografias, gravuras, cerâmicas, esculturas e fotografias ficarão disponíveis em uma viagem sobre a vida do artista espanhol Pablo Picasso (1881-1973) no Palazzo Saluzzo Paesana, em Turim, entre 12 de outubro e 14 de janeiro de 2024.
A mostra "Picasso rendez-vous em Torino" tem curadoria de Jean Christophe Hubert e David Lawrence, da Maison Templar Productions, e está integrada com contribuições dos mais conceituados historiadores de arte da Europa. O ingresso custará 16 euros.
"Ele é um artista que criou 50 mil obras em sua vida e entre elas há 1,8 mil pinturas. Depois, há 3 mil cerâmicas, 34 mil obras gráficas, 6 mil desenhos: o espírito criativo do artista expresso nas artes gráficas. Muitas vezes quase ignorado, este aspecto resume, no entanto, a síntese perfeita do imenso legado artístico deixado pelo mestre de Málaga em 1973. A criação é tudo", explica Hubert.
A exposição, organizada pela Radar Eventi Culturali, Extramuseum e PTK Piemonteticker, está incluída no calendário oficial das celebrações do 50º aniversário de morte do artista.
Feito para a cidade de Bruges, na Bélgica, onde foi exibida pela primeira vez, a mostra reúne oito colecionadores belgas e franceses e múltiplas obras, gráficos e desenhos de Picasso e sua comitiva, incluindo Jean Cocteau, Dora Maar e Françoise Gillot.
Juntamente com a do Museu de Arte Pablo Picasso em Münster, esta é a segunda maior coleção de arte gráfica de Picasso em exibição no mundo. Depois de Turim, a exposição irá para Istambul e Paris.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA