(ANSA) - O museu da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles anunciou nesta sexta-feira (29) que exibirá um vestido usado pela atriz italiana Gina Lollobrigida (1927-2023) ao interpretar a soprano Lina Cavalieri em "A Mulher Mais Bela do Mundo", em 1955.
Desenhado por Sartoria Peruzzi para o filme de Robert Z. Leonard, o figurino ficará exposto até 5 de janeiro de 2025 na galeria principal do museu, onde acontece a mostra "Histórias de Cinema", cujas peças estão em constante rotação.
A subsecretária de Cultura da Itália, Lucia Borgonzoni, anunciou a homenagem da instituição hollywoodiana ao cinema italiano e também destacou a importância da arte de Lollobrigida.
"Este é um reconhecimento particularmente importante. Na verdade, é a primeira vez que um traje usado por uma grande estrela italiana é exposto no Museu da Academia, que foi desenhado por Renzo Piano. E este é um vestido que Gina Lollobrigida se importou muito, ligada a um filme em que também demonstrou seu talento como cantora, interpretando a soprano sem dublagem, num papel que lhe rendeu o 'David di Donatello' em 1956", destacou ela.
Em junho passado, o CEO da Academia, Bill Kramer, já havia dito estar "entusiasmado e honrado em expandir a coleção da Academia com essas peças excepcionais".
"Esses componentes vitais do processo de produção cinematográfica destacam as disciplinas colaborativas que desenvolvem e produzem os filmes que amamos", afirmou ele quando a instituição comprou algumas peças, incluindo o vestido tomara que caia de renda preto e creme usado pela atriz italiana.
A atriz italiana Gina Lollobrigida, reconhecida como símbolo sexual na década 1950, morreu, aos 95 anos, em janeiro do ano passado.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA