São Paulo recebeu no último sábado (3) a exposição "Divina Macchina", que trouxe mais de 30 automóveis italianos antigos, incluindo modelos das mais icônicas montadoras do país europeu, como Ferrari, Lamborghini, Maserati e Alfa Romeo.
O evento, que reuniu quase 2 mil pessoas no Colégio Dante Alighieri em parceria com o Alfa Romeo Clube do Brasil, é uma homenagem pelos 150 anos da imigração italiana no país, celebrados em 2024.
O próprio local da mostra é tido como o "maior colégio fundado por imigrantes italianos no Brasil", surgido em 1911, período conhecido como "grande imigração italiana", no qual mais de 1 milhão de pessoas oriundas do Belpaese entraram em território nacional entre 1874 e 1920.
Com presença de José Luiz Farina, presidente do Dante Alighieri, e João Ranieri, diretor financeiro, colecionador e entusiasta de carros antigos, a exposição proporcionou uma experiência interativa com conteúdos e informações detalhadas sobre cada modelo.
A preservação dessas peças, segundo Farina, "enriquece o patrimônio cultural", protegendo a memória e destacando a "contribuição da comunidade italiana para nossa história educacional".
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA