/ricerca/brasil/search.shtml?any=
Mostre menos

Se hai scelto di non accettare i cookie di profilazione e tracciamento, puoi aderire all’abbonamento "Consentless" a un costo molto accessibile, oppure scegliere un altro abbonamento per accedere ad ANSA.it.

Ti invitiamo a leggere le Condizioni Generali di Servizio, la Cookie Policy e l'Informativa Privacy.

Puoi leggere tutti i titoli di ANSA.it
e 10 contenuti ogni 30 giorni
a €16,99/anno

  • Servizio equivalente a quello accessibile prestando il consenso ai cookie di profilazione pubblicitaria e tracciamento
  • Durata annuale (senza rinnovo automatico)
  • Un pop-up ti avvertirà che hai raggiunto i contenuti consentiti in 30 giorni (potrai continuare a vedere tutti i titoli del sito, ma per aprire altri contenuti dovrai attendere il successivo periodo di 30 giorni)
  • Pubblicità presente ma non profilata o gestibile mediante il pannello delle preferenze
  • Iscrizione alle Newsletter tematiche curate dalle redazioni ANSA.


Per accedere senza limiti a tutti i contenuti di ANSA.it

Scegli il piano di abbonamento più adatto alle tue esigenze.

Museu na França corrige erro e dá crédito à obra de italiana renascentista

Museu na França corrige erro e dá crédito à obra de italiana renascentista

Quadro raro de Lavinia Fontana era atribuído a pintor flamenco

PARIS, 22 de março de 2025, 10:23

Redação ANSA

ANSACheck
'Retrato de um cavalheiro com sua filha e uma criada ' foi atribuído à Lavinia Fontana © ANSA/AFP

'Retrato de um cavalheiro com sua filha e uma criada ' foi atribuído à Lavinia Fontana © ANSA/AFP

O Museu de la Chartreuse de Douai, no norte da França, anunciou nesta sexta-feira (21) a descoberta de uma pintura da artista italiana Lavinia Fontana (1552-1614), um dos maiores nomes femininos do Renascimento.


    Trata-se da obra "Retrato de um cavalheiro com sua filha e uma criada", um óleo sobre tela que foi erroneamente atribuído ao pintor flamenco Pieter Pourbus (1523-1584).


    A revelação integra um programa de estudos conduzido no ano passado por um comitê de especialistas, dentre eles, Philippe Costamagna, autoridade em arte florentina e romana. Foi ele quem notou o quadro que estava no depósito do museu.
    "Me disseram: 'é uma pintura nórdica', respondi 'não, é uma pintura italiana, com espírito bolonhês'", contou Costamagna à agência France Presse.
    A imagem pintada por Fontana mostra três figuras de uma família burguesa, vestidas à moda da época, em detalhes intrincados, onde o pai, de preto, usando uma gola volumosa pregueada, aparece sentado em uma poltrona, enquanto sua filha, com uma gola semelhante, lhe entrega algumas flores. No fundo, uma criada coloca uma cesta de frutas ao lado deles.
    "A pintura, que chegou a Douai em 1857, está em excelentes condições. Como não foi mal restaurada no passado, não foi distorcida", disse Costamagna, acrescentando que "a obra passará por restauração para que possa ser incluída na coleção permanente do museu".
    Considerada por muitos a primeira artista feminina a ganhar reconhecimento público, Fontana foi também a primeira mulher a dirigir o seu próprio ateliê e a primeira a pintar retábulos públicos e nus femininos.
    Nascida em Bolonha, Fontana manteve uma carreira ativa, pintando para muitos mecenas ilustres, ao mesmo tempo que cumpriu os papéis de mãe e esposa, até seu falecimento, em Roma, na segunda década do século 17.
   

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA

Compartilhar

Veja também

Ou use