(ANSA) - O ministro da Economia da Itália, Giancarlo Giorgetti, afirmou nesta terça-feira (7) que a terceira parcela do fundo de recuperação da União Europeia para o pós-pandemia já está a caminho.
"Neste momento, a Comissão Europeia [poder Executivo da UE] avalia o terceiro pedido de pagamento, apresentado em dezembro passado, por um valor de cerca de 19 bilhões de euros, que prevemos obter no próximo mês de maio", disse Giorgetti em uma audiência na Comissão de Orçamento do Senado.
Segundo o ministro, a confirmação da terceira prestação deve ocorrer até meados de abril.
A Itália já recebeu duas parcelas para financiar seu Plano Nacional de Retomada e Resiliência (PNRR), sendo a primeira em agosto de 2021 (24,9 bilhões de euros) e a segunda em novembro de 2022 (21 bilhões).
Ao todo, o país terá direito a 191,5 bilhões de euros da UE até 2026 e usará esse dinheiro para bancar 190 projetos, incluindo 132 investimentos e 58 reformas estruturais. O PNRR italiano ainda inclui 30,6 bilhões de euros em recursos próprios, totalizando 222,1 bilhões.
O fundo de recuperação é financiado por meio da emissão de dívida pela Comissão Europeia, algo inédito na história do bloco, para possibilitar que Estados-membros mais endividados tenham acesso a dinheiro mais barato no mercado. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA