(ANSA) - A dívida pública da Itália encerrou o terceiro trimestre de 2023 em 140,6% do Produto Interno Bruto (PIB), informou o Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) nesta segunda-feira (22).
Isso representa uma redução de 1,8 ponto percentual na comparação com os três meses anteriores, passando de 142,5% para 140,6%. Esta foi a quinta maior diminuição de uma dívida pública na União Europeia no período em questão.
Apesar disso, a Itália ainda detém a segunda maior dívida pública entre os Estados-membros em termos proporcionais, atrás apenas da Grécia (165,5%).
Para efeito de comparação, a dívida da zona do euro caiu para 89,9%, após ter registrado 90,3% no segundo trimestre do ano passado. Já as receitas públicas representaram 46,5% do PIB entre julho e setembro, um aumento em termos absolutos de 23 bilhões de euros em relação ao trimestre anterior.
A agência de estatísticas da UE informou ainda que as despesas públicas representaram 49,3% da economia na zona do euro.
Além disso, no terceiro trimestre de 2023, no conjunto da União Europeia, incluindo os países que não possuem a moeda comum, o déficit também caiu dos 3% registrados segundo trimestre para 2,8% no período seguinte.
"As medidas destinadas a aliviar o impacto dos elevados preços da energia continuaram a ter impacto nos orçamentos públicos no terceiro trimestre de 2023", explicou o Eurostat em comunicado.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA