Produção industrial sobe 0,2% em 2023, diz IBGE

Alta em dezembro foi de 1,1% frente a novembro

Pátio de montadora em São Bernardo do Campo (SP) (foto: ANSA)
Pátio de montadora em São Bernardo do Campo (SP) (foto: ANSA)

(ANSA) - A atividade industrial avançou 0,2% em 2023 e 1,1% em dezembro, na comparação com novembro, informou nesta sexta-feira (2) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os destaques positivos do último mês do ano passado foram as indústrias extrativas, de derivados do petróleo e biocombustíveis e de produtos alimentícios. Já os segmentos de veículos automotores, produtos químicos, máquinas e equipamentos e aparelhos e materiais elétricos tiveram desempenho negativo.

Apesar do avanço geral de 0,2% em 2023, houve predomínio de atividades com resultado negativo, dado que só nove dos 25 setores analisados registraram números positivos.

"Quando avaliamos o ano de 2023, observamos dois períodos distintos: o primeiro semestre foi marcado por um comportamento negativo, com queda de 0,3%; já no segundo semestre há claramente uma melhora de 0,5%", explicou o gerente da Pesquisa Industrial Mensal, André Macedo.

Já o crescimento da produção industrial de dezembro frente a novembro ficou acima das estimativas do mercado financeiro, que projetava alta de 0,3%. Na comparação de dezembro do ano passado com o mesmo mês de 2022, houve avanço de 1,0%. (ANSA)