A Itália recebeu da Comissão Europeia a quinta parcela no valor de 11 bilhões de euros do fundo de recuperação da União Europeia (UE) para o pós-pandemia.
O novo valor é entregue após o governo italiano atingir os 53 objetivos e metas vinculados ao Plano Nacional de Recuperação e Resiliência (PNRR), um programa que busca tornar a economia do país mais verde e moderna com a ajuda de cerca de 194 bilhões de euros em subsídios e empréstimos da UE a juros baixos.
O quinto pagamento abrange a entrega de 14 reformas e 22 investimentos em áreas como direito da concorrência, compras públicas, gestão de resíduos e água, justiça, estrutura de revisão de gastos e educação.
A solicitação havia recebido o aval da Comissão Europeia no último dia 2 de julho. "A Itália está em primeiro lugar pelo número de objetivos alcançados e pelo valor total recebido.
Fomos os primeiros a solicitar o pagamento da quinta parcela e somos os primeiros a pedir a sexta parcela do plano", afirmou a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni.
Até agora, o governo italiano já recebeu 113,5 bilhões de euros, um valor correspondente a 58,4% dos recursos globais do PNRR.
"Os recentes dados do Instituto Nacional de Estatísticas (Istat) sobre o PIB, que estimam um crescimento alcançado no primeiro semestre de 2024 igual a 0,7% e os últimos dados do relatório Svimez, que em 2023 destacam a aceleração decisiva do PIB no Sul, com um aumento de novos empregos igual a 2,6%, são a prova do trabalho eficaz realizado pelo governo e pelas administrações responsáveis para alcançar os objetivos planejados e implementar medidas virtuosas para o crescimento econômico estrutural da Itália", concluiu Meloni.
Recentemente, a Itália se tornou o primeiro país da UE a solicitar sua sexta parcela de financiamento para seu PNRR do programa Next Generation da UE. Ao todo, o projeto italiano compreende 66 reformas e 150 investimentos, refletidos em 618 metas.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA